Política


Diversidade em questão

Por Fernando Chaves

A cobertura jornalística é um recorte da realidade, elaborado, sempre, segundo práticas sociais e discursivas.
A produção de notícias acontece segundo relações sociais de poder, isto é, refletem tensões sociais, interesses de classe, hegemonias grupais, etc.
Falar de objetividade, neutralidade e imparcialidade é considerar princípios ideais do jornalismo, pouco verificáveis na realidade da mídia. Há sempre um posicionamento, um ponto de vista, um enfoque diferenciado em jogo.
Quando o assunto é política e democracia, a diversidade de opinião é uma espécie de antídoto contra a exacerbação de poderes e o exercício da dominação. No caso de países como o Brasil, em que a propriedade dos meios de comunicação é extremamente concentrada e o acesso da população a diversidade de produtos midiáticos é bastante restrita, é comum que as pessoas se informem segundo uma única fonte jornalística e, naturalmente, que tomem essa fonte como verdadeira e inequívoca. Em sistemas de mídia como este, espera-se que os veículos de comunicação proporcionem um espaço de debate e de equilíbrio, contrapondo opiniões diferentes e permitindo que o espectador se oriente e forme autonomamente seu posicionamento.
Os textos da seção de política apontam semelhanças e diferenças entre abordagens de temas coincidentes por meios de comunicações diversos. Os textos tratam de notícias e reportagens que suscitaram alguma polêmica nas últimas semanas e apontam, sem dúvida, características fundamentais do sistema de mídia brasileiro, como, por exemplo, a concentração das fontes de notícia, que tende a homogeneizar a cobertura dos fatos em diversos veículos e dificultar a produção de notícia segundo perspectivas variadas.


Para ler os posts sobre Política, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

 
FOCAlizando | by seven_a e TNB ©2010