segunda-feira, 5 de julho de 2010

A morte do escritor José Saramago


TV Globo (Jornal Hoje) – Edição dia 18/06/10 13h15 às 13h45
TV Record (Hoje em Dia) – Edição dia 18/06/10 9h30 ao 12h00


José de Sousa Saramago foi um escritor, argumentista, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta português, nasceu em novembro de 1922 e morreu no dia 18 de junho de 2010.
Ele escreveu romances, peças teatrais, contos, crônicas, poemas, memórias, diários, que dentre estes se destacou o “Ensaio sobre a cegueira”, que em 2008 foi adaptado para o cinema com a direção de Fernando Meirelles.
Ganhou também prêmios importantes como o Nobel de Literatura de 1998 e Prêmio Camões em 1995.
A notícia do Jornal Hoje em Dia da Record que retratou a morte do escritor português José Saramago foi exibida de uma forma mais curta e objetiva, por telefone pelo jornalista Mauro Tagliaferri direto de Lisboa.  Já a matéria do Jornal Hoje da Globo foi  mais elaborada, retratando toda a trajetória de vida do escritor. O jornal recordou de uma matéria exibida sobre ele há três anos.  A reportagem contou também com a fala do diretor do filme “Ensaio sobre a cegueira”, de Fernando Meireles, uma das principais obras de Saramago. 
Hoje em Dia por ser um jornal mais flexível e menos tradicional, a notícia durou apenas um minuto, não teve reportagem e foi exibida direto pelo telefone contando com mais informações imediatas e diretas de Portugal. O jornal Hoje elaborou uma matéria mais complexa com a duração de cinco minutos com entrevistas e depoimentos.
De uma forma mais comovente o Jornal Hoje relatou mais sobre o escritor em si e não abordou como de fato Saramago havia morrido. O Hoje em dia como uma matéria de flash, deu mais detalhes de como aconteceu a morte, onde o corpo seria velado e enterrado.

Por Isadora e Melina

0 comentários:

Postar um comentário

 
FOCAlizando | by seven_a e TNB ©2010