segunda-feira, 28 de junho de 2010

As faces de Lady Gaga


As edições do mês de junho das revistas Gloss e Criativa trazem a cantora “Lady Gaga” estampada em suas capas. Cada revista expõe na matéria o ângulo pelo qual vêem essa personalidade tão polemica, utilizando de diversos tipos de linguagem.
As duas revistas têm como padrão uma linguagem destinada a um mesmo público alvo, ou seja, focada nas mulheres de 18 a 28 anos. Por isso, as matérias tem como foco uma Lady Gaga que se tornou ícone fashion e como seus fãs podem acompanhar sua carreira, ou até mesmo usar a moda lançada por ela. 
A revista Gloss tem intitulada como “Gaga” uma matéria compactada, fazendo referencia de como Lady Gaga consegue criar diferentes personagens todos os dias, tornando-a a nova princesa do pop por seu vestuário peculiar e talento musical. A revista utiliza de uma linguagem ágil, direta e intensa, usando termos como “revolucionário pop” ou “sobre – humana” como forma de influenciar as jovens mulheres a uma visão favorável sobre a cantora e seu modo de vestir excêntrico.
“O castelo de cartas de Lady Gaga” é o titulo dado pela revista Criativa a matéria.  Abordando sua vida pessoal, analisando suas músicas e também seu modo de vestir, são dedicadas _(aqui tem que colocar o número de páginas, Paula) páginas a Lady Gaga, incluindo nessas diversos looks com inspiração na cantora norte-americana. A revista trabalha ainda com dados da transformação de Gaga em um ícone, permitindo que o leitor conheça a grande profissional que é, induzindo que ocorra uma mudança positiva no modo de vê-la por parte das leitoras. Ainda a fim de persuadir uma visão otimista sobre a cantora, são colocadas frases ditas por atrizes, celebridades e covers de Lady Gaga brasileiras com mensagens a respeito dela, sempre iniciadas com “Bancar a Lady Gaga é ...”
Pela analise feita sobre as revistas, a Gloss concedeu menos ênfase ao assunto, mesmo este estando como capa, a matéria foi realizada superficialmente, tratando apenas de como Lady Gaga é vista pelo seu modo de se vestir, esquecendo se que ela é uma cantora. Enquanto, a revista Criativa, que na sua edição de aniversario, abordou o tema detalhadamente, relatando a trajetória da carreira da cantora, como é a elaboração de clips e em quais artistas são inspirados (tidos como referencia), além do seu “não estilo” que varia a cada dia sem seguir um padrão. Enfim, confiram as matérias dessa nova princesa do pop Lady Gaga.
Por Maria Cecília e Paula

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