domingo, 27 de junho de 2010

Eleições em Minas sob diferentes óticas


Os jornais impressos, “O Tempo” e “Estado de Minas” trazem uma notícia em suas edições do dia 25 de junho de 2010, sobre a recente pesquisa do instituto Vox Populi no Estado de Minas Gerais sobre a corrida para ocupação do cargo de Governador do Estado.
Ambas as notícias foram destaque na capa dos jornais. Sabe-se subjetivamente que o “Estado de Minas” é ligado aos tucanos e possui certo grau de envolvimento com a difusão de uma imagem predominantemente positiva do atual Governo do Estado que possui candidato ao cargo de Governador. Já o jornal “O Tempo” apresenta a mesma notícia com certo grau de imparcialidade, contudo, destacando o candidato do PMDB/PT com mais ênfase. Isso fica evidenciado na linguagem adotada pelo discurso da notícia, bem como a apresentação dos atores sociais envolvidos na pesquisa.
Os atores sociais representados na disputa ao Governo Estadual são retratados de formas diferentes nos jornais analisados. Enquanto no “Estado de Minas” o atual Governador Antônio Anastasia é apresentado como o candidato que vem crescendo nas pesquisas de opinião com o apoio do ex-governador e candidato ao Senado Aécio Neves e massiva exposição na mídia; o jornal “O Tempo” apesar de apresentar o crescimento de Anastasia divulga a expressiva liderança de Hélio Costa e Patrus Ananias na corrida eleitoral, incutindo no leitor de forma subliminar que essa é a melhor opção de voto e a preferência maciça dos mineiros.
Fica evidente que ambos os órgãos de imprensa possuem certo grau de cumplicidade com os grandes partidos políticos da tradicional política mineira. Resta saber se essa linguagem adotada pelos órgãos de imprensa vai, afinal, influenciar na vitória dos candidatos. Nesse momento de pré-campanha torna-se possível afirmar que a expressiva exposição na mídia é capaz de mudar o cenário político e angariar votos, já que a pesquisa citada aponta este como principal fator de crescimento de Anastasia, mesmo ele sendo conhecido por apenas 33% do eleitorado, enquanto seu adversário Hélio Costa é conhecido por 64% dos entrevistados e vem caindo gradativamente na preferência do eleitorado. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número 36.536/2010 e aconteceu entre 19 e 23 de junho sendo entrevistados 2.250 eleitores mineiros.

Por Carlos Bem e Antonio

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