domingo, 27 de junho de 2010

Morumbi fora da Copa 2014


   (foto: tales.ebner)

Nessa época de Copa do Mundo, em que todos os olhos estão voltados para a África do Sul,nós brasileiros já estamos imaginando como será quando nós formos os donos da casa no próximo Mundial em 2014.
Já é hora de começar a arrumar a casa para receber com qualidade as seleções e os milhares de torcedores que virão do mundo inteiro. E foi nesse clima foi noticiado que o Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, não vai sediar nenhum jogo da copa por não atender as exigências da FIFA. 
O fato do Morumbi ficar fora da copa 2014 é tratado de maneira diferente pelo jornal O Globo e pela Folha de São Paulo.
O Globo fez uma matéria maior e aparentemente mais completa, dando voz a vários personagens envolvidos neste “teatro”. Trata de maneira mais clara a saída do Morumbi como sede da copa 2014, relatando os motivos da saída e dando espaço para as declarações da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e para o ministro dos esportes Orlando Silva. Alem de usar matérias de outras mídias (Jovem Pan) para enriquecer sua reportagem. Porem não parece ter feito uma apuração tão profunda dos pareceres dos representantes do São Paulo Futebol Clube, proprietário do estádio, se atendo apenas a dizer que: “O São Paulo Futebol Clube ainda não se pronunciou sobre a nota da CBF”.
Já a Folha de São Paulo relata o fato como uma disputa entre Ricardo Teixeira e o presidente do clube do São Paulo Juvenal Juvêncio, vencendo o presidente da CBF. A fala de Ricardo Teixeira no jornal foi retirada de uma entrevista a uma TV, pois ele não quis dar declarações à Folha. A matéria sugere ao leitor que o estádio foi cortado devido a disputa política dos presidentes, apesar de mostrar que o corte também está relacionado ao modesto projeto apresentado pelo clube, bem abaixo do esperado pela FIFA.
Para os leitores destes jornais a impressão passada é totalmente diferente, mesmo com ambas as matérias contando a mesma história. Quem lê apenas “O Globo” criará o conceito de que a exclusão do Morumbi da copa de 2014 foi pautada apenas por questões estruturais de um estádio que, por questões financeiras, não conseguiu atender as exigências da FIFA para o mundial. Contudo aqueles que lêem a “Folha de São Paulo” é convencido pela idéia de que nos bastidores dos preparativos para a Copa do mundo no Brasil existe um intenso jogo político disputado pela CBF e presidentes de alguns clubes, dentre eles o do São Paulo, e que a exclusão do Morumbi é apenas fruto de mais uma destas quedas de braço vencida pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

                                                                                                                          Por Valéria e Jesse 

0 comentários:

Postar um comentário

 
FOCAlizando | by seven_a e TNB ©2010