domingo, 27 de junho de 2010

Programação Infantil em Rádios Educativas


              
            Desde o seu surgimento no Brasil, em 1923, o rádio passou por diversas transições estruturais e tecnológicas. Com o advento da televisão e posteriormente da internet, vem sendo uma constante o questionamento a cerca da manutenção desse tipo de mídia, já que novas linguagens se configuram no cenário pós-moderno. As linguagens híbridas, dotadas de imagens, sons e textos em tempo real, que suprimem as necessidades da corrida contra o tempo do homem contemporâneo, substituem a dinâmica da comunicação radiofônica?
            Muitos profetizam a extinção do rádio nesse novo contexto de linguagens. Por outro lado, existem emissoras educativas que apostam na criação de programas inusitados. E ainda, voltados para um público que raramente se encontra na qualidade de alvo das mídias radiofônicas comerciais.
            As rádios USP FM 93,7 Mhz e MEC AM 1130 e 800 Khz, ambas de São Paulo, são emissoras educativas que possuem em suas grades programas destinados ao público infantil: “Assobio49” e “Rádio Maluca”. O primeiro, da Universidade de São Paulo, e o outro, do Ministério da Educação e Cultura, contemplam a criatividade e estimulam a imaginação das crianças do Brasil.
            “Assobio49” surgiu em 2009 e é apresentado pelo próprio professor de música da USP - Pedro Paulo Salles - e pela garota de apenas dez anos, Júlia Stange, vai ao ar todo 1º domingo de cada mês às 08h30min, com reprise na manhã do 3º domingo. Esse programa apresenta uma linguagem erudita para as crianças. Sua temática é o assobio, som bucal, que também é emitido por diversos outros objetos, tais como flauta, chaleiras, apito de trem, entre outros. Os locutores, com uma qualidade ímpar, apresentam aos ouvintes uma diversidade de assuntos relacionados a esse som universal. Filmes e desenhos animados são tratados de maneira dinâmica e educativa, explorando a sonoridade de cada obra. Pedro e Júlia divertem as crianças, aguçando a curiosidade das mesmas a conhecerem a cultura de conjuntos musicais, literários, cinematográficos e, ao mesmo tempo, promove a inserção da criança em seu próprio contexto cotidiano.
            Com uma linguagem mais popular e acessível, a “Rádio Maluca”, que surgiu em 1994, propõe cultura às crianças de forma mais interativa. O programa utiliza um formato já extinto na maioria das rádios brasileiras, o auditório. O apresentador Zé Zuca dirige o programa e a participação direta das crianças. Por meio de enquetes, brincadeiras e com a participação de músicos e contadores de histórias, o locutor envolve a platéia com uma linguagem informal e agradável. A “Rádio Maluca” é transmitida todos os sábados de 11h às 12h.
            Rádios como estas, de cunho educativo, não sofrem a pressão do mercado capitalista, e talvez seja por isso que em rádios convencionais não encontramos programas de igual formato. Outra questão relevante é a carência de investimentos em conteúdos de comunicação voltados ao público infantil, sugerindo que este público já é fruto da linguagem das novas mídias e que não cabe o investimento do rádio neste setor.
            Para aqueles que quiserem apreciar estas raridades do veículo radiofônico, não precisam descartar as novas mídias, basta acessar os sites www.radiomec.com.br e www.radio.usp.br e conferir. Esta seria uma boa proposta para o nosso curso de jornalismo, recentemente criado na UFSJ, uma vez que universidades possibilitam projetos experimentais como estes.

                                                                                                 Por Emanuel Machado e Mariana Fernandes

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