domingo, 27 de junho de 2010

O Forró Midiático


           Revista Época                                                  Revista IstoÉ

As edições dos dias 07 e 16 de junho das Revistas ÉPOCA e ISTOÉ, trazem, respectivamente, em um de seus espaços culturais, uma crítica ao mais novo CD do cantor Gilberto Gil, batizado de "Fé na Festa".
Ambas as revistas citam a sonoridade que Gil adota em seu mais recente trabalho, fortemente influenciado por ritmos nordestinos, tais como o baião, o xote e o forró.
Porém as semelhanças param por aí. ÉPOCA trás um texto mais elaborado, onde é apresentada a trajetória de vida do cantor desde sua infância até os tempos de ministro do governo federal, e também as fortes inspirações em outros cantores do gênero na produção do novo CD, enquanto a revista ISTOÉ apresenta apenas um texto mais enxuto, onde o novo trabalho de Gil é apresentado praticamente como “apenas mais um”. Também um breve comentário sobre algumas das faixas que compõe o novo álbum.
Destaca-se também a diferença nos títulos das duas críticas do álbum. Enquanto a revista ÉPOCA adota uma linguagem mais informal e “brincalhona” com a figura de Gil, ao dar o título na crítica de “Um Gil com pipoca e quentão”, a ISTOÉ prefere ser mais formal ao intitular “O arraial do Gil: O cantor e compositor Gilberto Gil faz aniversário na semana das festas juninas, entre os dias de São João e de São Pedro”.
                                                                                          Por Pedro Carozzi e Felipe Macedo

0 comentários:

Postar um comentário

 
FOCAlizando | by seven_a e TNB ©2010